Na eeCoo estamos sempre buscando alternativas mais sustentáveis em nosso consumo, ajudando nossos clientes a reduzir sua pegada ambiental no planeta. As embalagens que comercializamos são biodegradáveis, decompondo-se rapidamente no solo após o descarte, sendo uma alternativa ecológica em substituição aos plásticos feitos de petróleo, que causam tanto impacto no meio ambiente.
Mas e se pudermos melhorar ainda mais a eficiência de nossas embalagens biodegradáveis? E se pudéssemos aumentar o tempo de vida útil de seus materiais antes deles se decomporem, isso não reduziria ainda mais a pegada
ecológica de cada embalagem?
É pensando nisso que a eeCoo tem pesquisado formas de reciclagem e reutilização de suas embalagens. Com pesquisa científica e testes em laboratório, buscamos desenvolver novos materiais biodegradáveis a partir das embalagens descartadas. Novos produtos poderão surgir destes materiais, prolongando seu uso e tempo de vida útil, reduzindo a demanda por novos recursos e a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários.
Foto 1: Diversos tipos de embalagens biodegradáveis da eeCoo sendo picadas para o processo posterior de moagem.
Foto 2: Embalagens biodegradáveis já picadas e detalhe da entrada do moedor.
Foto 3: Embalagens biodegradáveis após passarem pelo moedor.
Os moldes produzidos durante o processo, com controle de granulometria do material triturado, são testados com diversos tipos de plastificantes biodegradáveis e prensados em diferentes condições de temperatura e pressão.
Ao final do processo de pesquisa, estes moldes poderão ser o insumo para a produção de novos materiais biodegradáveis, até mesmo novas embalagens.
A economia circular prevê um modelo de produção e consumo onde um determinado tipo de produto, após seu uso e descarte, deve ser reaproveitado ou reciclado, voltando ao processo na forma de novos materiais. Nesse modelo há economia de recursos e menos impacto ambiental, inclusive quanto à emissão de CO 2 e outros gases estufa que causam o aquecimento global.
Foto 4: Detalhe das embalagens moídas em diferentes granulometrias.
Foto 5: Material biodegradável misturado com plastificantes também biodegradáveis sendo testado em prensas com diferentes valores de temperatura e pressão.
Foto 6: Exemplo de molde produzido a partir da reciclagem de embalagens biodegradáveis descartadas.
Assim, a eeCoo Sustentabilidade, além de comercializar embalagens biodegradáveis e compostáveis, tem apostado na pesquisa para reciclagem e reaproveitamento destes materiais em um modelo de economia circular, contribuindo ainda mais com a redução da poluição plástica, com a gestão de resíduos sólidos e com a diminuição do impacto do setor de embalagens no meio ambiente.
Autor: Maurício Godoi