Em setembro de 2022 estivemos reunidos em uma feira do segmento hoteleiro em São Paulo, a Equipotel, um dos mais importantes eventos do setor hoteleiro no Brasil.
Este evento foi de extrema importância para a eeCoo, por se tratar de oportunidade de estarmos juntos a um grande e especializado público.
No Equipotel foi possível estarmos lado a lado com grandes grupos e vivenciar estande cheio todos os dias!
Para além da satisfação de estarmos juntos novamente entre grupos de pessoas, desde profissionais a estudantes, foi extremamente rico ouvir e conhecer os visitantes do estande da eeCoo.
Projetos, ações, ideais, anseios, muitas discussões sobre cuidado com meio ambiente e sustentabilidade. Inicialmente, nossa ansiedade estava em apresentar produtos e soluções sustentáveis, mas poder compartilhar ideias de mundo, empreendimentos, órgãos, instituições e refletir juntos sobre demandas e projetos em ação em cada parte deste país, trouxe outra perspectiva para a participação da eeCoo em muitas outras feiras.
Uma feira, essa tecnologia social tão antiga, que mostra que os encontros são para comércio, mas são muito mais do que isso, expõe quão antigas são as atividades de mercado, mais antigas e poderosas do que nosso atual sistema econômico frio e desigual. Sabendo que há indícios de comercializações que datam de mais de 3000 anos, foi possível pensar em uma retomada das atividades sociais e de mercado e enxergá-las para além destas atuais formações socioeconômicas.
Perceber que instituições e empresas são formadas por pessoas, que são atentas e preocupadas em pensar detalhes mínimos do impacto de suas atividades, considerando cada afazer, se colocou como oportunidade para revigorar ânimos.
E precisamos destas transformações, desta oxigenação, desta retomada de vigor para fazer um mundo melhor.
A pandemia, além de toda a tragédia das perdas, expôs todas as mazelas da sociedade, instituições sociais mesquinhas, países ricos comprando o dobro, triplo, quádruplo do número de vacinas de que necessitavam.
Assim, se na escala das grandes instituições sociais apropriadas de maneira inadequada, como mercado, estado, havia e há ainda muita dor, na escala dos indivíduos e das construções coletivas do cotidiano, é possível perceber pressa por agir com mais cuidado com o país, com as questões ambientais principalmente.
Projetos de uso de biomassa, de composteiras naturais, de composteiras elétricas, de aquecimento de caldeiras mais inteligentes e econômicas, maquinários de limpeza que economizam água e tempo, lavanderias projetadas para economias diversas, recursos renováveis para geração de energia, troca do uso de produtos descartáveis tradicionais, do plástico convencional por embalagens e produtos de uso único mais ecológicos, compostáveis, biodegradáveis, cuidado com a produção de alimentos, com hortas orgânicas e locais, com receitas, produção e consumo de produtos locais e regionais, foram alguns dos temas e ações que compartilhamos ao longo da semana.
Partilhar projetos e ideias de sustentabilidade, do que existe e precisa existir para um setor potente como o hoteleiro, se colocou portanto como altamente estimulante.
Península do Marau, Bombinhas, Lençóis Maranhenses, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Foz do Iguaçu, Pirenópolis, Corumbá, Corumbau, Pantanal, São Paulo, Rio de Janeiro, Araraquara, Lins, Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Brasília, Florianópolis, tantos e tantos lugares, cada pedacinho do nosso Brasil em uma reunião de pessoas que buscam outra forma de se relacionar com o ambiente.
Nestas conversas viajamos junto com cada pessoa que visitou nosso estande, ouvimos, conversamos, apresentamos nossas ideias, produtos, soluções, mas mais do que isso, adoramos perceber o carinho e cuidado dos que trabalham no dia a dia para apoiar desenvolvimento sustentável em cada ponto deste país. Agradecemos a todos que estiveram conosco e a todos que nos receberam em outros estandes da feira!
Tudo isso nos fez ver que ainda é preciso muito, e que é possível mais!