Economia circular é um conceito estratégico que baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Este conceito no entanto, ganhou força e aplicabilidade no final da década de 1970. Desde então aponta que a economia circular pode ser uma solução para minimizar o impacto humano no meio ambiente.
Constituída em 2010, a Fundação Ellen MacArthur, tem como objetivo acelerar a transição para este novo modelo. Por isso, tornou-se uma das líderes do pensamento global no tema. Inserindo a economia circular na agenda de tomadores de decisão de grandes empresas, governos e academia. (Fundação Ellen MacArthur, UK, 2015).
A economia circular é baseada na natureza onde um ecossistema reaproveita a energia do outro. Seus resíduos são insumos para a produção de novos produtos, vindo assim, em oposição a economia linear. Pois, esta não é sustentável devido ao grande acúmulo de resíduos e exploração excessiva de recursos.
Outro termo usado é o “cradle to cradle” (do berço ao berço), tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo, nova matéria-prima, como os biodegradáveis. Portanto, este modelo é economicamente mais vantajoso, pois reutilizar recursos o máximo de vezes possível é mais barato do que extrair materiais virgens.
Já pararam para pensar em como seria se pudéssemos, por exemplo, levar de volta aparelhos eletrônicos as suas respectivas fábricas onde seriam desmontados, restaurados e trazidos de volta? Todos sairíamos ganhando, principalmente o planeta!
Segundo dados do IBGE, cada brasileiro produz quase um quilo de lixo por dia. Isso daria quase 183 mil toneladas diárias no Brasil. E se pensarmos que não existe fora, para onde vai todo este lixo?
Como aplicar?
A economia circular segue uma utilização racional dos recursos. Com o uso em cascata dos materiais, eles permanecem o maior tempo possível na economia. Após um produto chegar ao fim de seu ciclo para o primeiro consumidor, ele pode ser compartilhado e ter sua utilização ampliada.
Posteriormente ao esgotamento de reúso do artefato, ele pode ser material de upcycling (reaproveitamento), reformado, remanufaturado e, como última etapa, reciclado.
As alternativas de reciclagem atuais operam sobre bens de consumo que não foram projetados com este cuidado. A economia circular parte da proposta de desconstruir o conceito de resíduo com a evolução de projetos e sistemas que privilegiem materiais naturais que possam ser totalmente recuperados (Fonte: site ecycle)
Veja o vídeo abaixo que explica de maneira simples o que é a Economia Circular.